top of page
  • Foto do escritor

os 7 passos fundamentais para um bom lançamento

Atualizado: 5 de nov. de 2022

Com base nos lançamentos mais bem avaliados em termos de perfomance e que seguiram as boas práticas indicadas pela Ingrooves, para as principais plataformas

Salve Salve Camaradas! Vamos falar dos passos necessários a todos lançamentos. Sabemos que nem sempre vamos conseguir fazer tudo a "risca", mas considere essas informações para sua organização pessoal, e procure a equipe do SeloCamarada para agregarmos, juntos, arte a essas etapas


"São 7 passos: Produção Musical, Fotos Editoriais, Capa, Gerar ISRC, Comunicação, PITCH e Antecedência"

Produção Musical


No final das contas o item primordial do lançamento é uma boa música bem gravada, mixada e masterizada e exportada em .WAV (44,1 KHz/16-bit) Muit@s artistas independentes produzem as próprias gravações e fazem sua própria direção de arte e definem repertório e arranjos, mixam e masterizam. Da mesma forma muit@s artistas procuram produtores para auxiliar em todo o processo. Em breve aprofundaremos sobre o assunto.


Fotos Editoriais


Essencial para o pitch e para atualizar seus perfis nas plataformas streaming e redes sociais. As vezes dá pra requentar aquele ensaio que foi pouco explorado, mas é importante as imagens estarem conceitualmente amarradas ao lançamento, agrega demais!


Capa(s)


3000 x 3000 px - é a extensão visual do lançamento. Sempre indicado os singles de um álbum ou EP ter capas exclusivas para fortalecer o lançamento.


Gerar ISRC(s)


Se você investiu na produção, você se torna @ produtor@ fonográfic@. É necessário estar filiad@ como "Produtor Fonográfico" a uma associação de produtores e autores (ex. UBC ou Abramus). Da mesma forma é necessário ter os Nomes e CPFs de todas pessoas que participaram da produção.


Comunicação


Comunicar do pré ao pós lançamento é um diferencial para o tráfego orgânico e para a construção de notoriedade d@ artista. Contextualizar e trazer interesse às suas redes nas épocas de lançamento, compartilhar os resultados, bastidores da produção; São infinitas formas de gerar conteúdo é uma questão de identificar onde você tem uma performance melhor e entregar tudo

Atualizar perfil nas plataformas e redes sociais


Foto de avatar, foto de capa, biblioteca de fotos, destaques.


PITCH


Aqui é o momento que apresentamos suas faixas para a Distribuidora e para as plataformas streaming. Distribuindo com o SeloCamarada é só acessar a área de "Distribuição e Pitch" na sua área de login e enviar as informações para nos auxiliar com o desenvolvimento dos seus Pitchs


Antecedência!


A antecedência talvez seja o maior diferencial para conseguirmos um bom lançamento. Tendo tempo para desenvolver os passos que citamos aumenta a possibilidade de fazermos com qualidade, e no caso de PITCH sermos lidos e considerados!



"Passo bônus: Clipe, Lyric Video e/ou Visualizer Oficial"


Vídeo Oficial

Ter um conteúdo de vídeo oficial no Youtube agrega muito a um lançamento. Não precisa ser lançado junto com o áudio, é possível entregar depois. O importante é entender que o vídeo agrega novos públicos e expande o alcance do seu lançamento!

22 visualizações0 comentário
bottom of page